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Entenda a importância de manter a mente saudável

A saúde da mente é tão importante quanto a do corpo – quando uma delas não vai bem, a outra é imediatamente afetada. De pouco adianta adotar uma alimentação saudável e fazer exercícios regulares se a saúde mental for negligenciada. O organismo humano só funciona de maneira plena ao atingir o equilíbrio onde corpo e mente estão saudáveis.Transtornos mentais e comportamentais são, hoje, a terceira maior causa de afastamento no trabalho do Brasil – mais de 23 milhões de brasileiros necessitam de algum atendimento em saúde mental, e são poucos os que recebem acompanhamento adequado. Com uma mente saudável, você vive com muito mais qualidade, e os benefícios são sentidos na vida profissional, familiar, amorosa e social:

CONTROLE DA ANSIEDADE

Apesar de ser uma emoção natural do ser humano, os elevados níveis de ansiedade provocados pela sociedade moderna já configuram um quadro patológico. Transtornos de ansiedade despertam preocupação constante (principalmente sobre o futuro), insônia, taquicardia, falta de apetite ou alimentação compulsória, distúrbios gastrointestinais e queda do rendimento, pois o indivíduo perde a confiança em seu próprio trabalho e questiona-se constantemente se está fazendo as coisas da maneira correta. Também dificulta as relações interpessoais, por causar desconforto e constrangimento em situações de exposição pública. Mantendo a saúde mental em dia, você consegue fazer com que a ansiedade volte a se comportar como uma emoção natural – relacionada apenas à situações de tensão e expectativa, e não como uma sensação constante do dia-a-dia.

AUMENTO DA CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO

Ao controlar transtornos relacionados à ansiedade, o indivíduo deixa de tomar atitudes movidas pelo impulso e consegue ser mais criterioso em suas escolhas, tomando decisões mais sensatas. Tal domínio das emoções conflituosas permite que a pessoa assuma novamente o controle da situação e deixe de ter suas ações guiadas pela insegurança, reduzindo a incidência de frustração consigo mesma. Quando você domina suas emoções, é possível fazer análises mais calmas e manter ordem e coerência em seus raciocínios mentais. Livre da pressa da impulsividade, você conseguirá organizar seus afazeres e objetivos de maneira mais consciente, estabelecendo planos de ação e otimizando seus resultados (sejam profissionais ou não).

REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA DE CONFLITOS

Ao atingir o equilíbrio da saúde mental, o indivíduo torna-se mais flexível e encontra mais facilidade em controlar seus impulsos. A mente calma e equilibrada mostra-se mais receptiva a diálogos, argumentações e entendimentos pacíficos, reduzindo a incidência de choques de ideias e conflitos interpessoais. Ganha também mais habilidade para se relacionar com as diferenças e torna-se mais receptivo ao que é novo – enquanto pessoas atribuladas por transtornos de ansiedade tendem a expressar rejeição automática pelo desconhecido, devido à insegurança que desperta. Sendo assim, indivíduos que se preocupam em manter a mente saudável têm maior facilidade para se relacionar de forma leal e duradoura. Constroem, então, uma vida mais calma e livre de embates – o que traz mais harmonia para a esfera profissional, familiar e amorosa.

AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E DA PRODUTIVIDADE

Com a mente saudável e equilibrada, muitas preocupações derivadas da ansiedade excessiva são solucionadas, e sobra mais tempo para dedicar aos objetivos traçados. Estar bem resolvido com suas questões psicológicas inspira uma atitude mais otimista, proativa e determinada, que impulsiona a realização de metas e estimula conquistas cada vez mais ambiciosas. Assim, os resultados chegam cada vez mais rápido e com qualidade sempre superior.

A vida se torna mais leve e feliz quando corpo e mente trabalham em harmonia. Para exercitar sua saúde mental nas pequenas atitudes diárias, adote as dicas a seguir:

MEDITAÇÃO

A meditação nada mais é do que o exercício da atenção plena no momento presente. É uma atividade que treina o controle da mente, deixando que os pensamentos vaguem sem desenvolver uma linha de raciocínio. Esta prática age diretamente no relaxamento e no alívio da tensão mental e corporal, e é ótima para amenizar sintomas derivados da ansiedade. Com a meditação, você exercita o foco e usa a concentração no controle das emoções, permitindo que o corpo encontre seu ponto de equilíbrio.

PENSAMENTO POSITIVO

Pode parecer bobo, mas o pensamento positivo é parte essencial da busca pela harmonia entre corpo e mente. Os ANTs (Automatic Negative Thoughts, “pensamentos negativos automáticos” em português) são verdadeiros vilões para a saúde mental: são recorrentes e vão aumentando de frequência até o ponto em que o indivíduo passa a enxergar todos os aspectos de sua vida sob uma perspectiva pessimista e desacreditada. Aqui, o exercício é questionar a fundo cada pensamento negativo que invada a mente, avaliando se tem real fundamento ou se é fruto de um pessimismo mental já enraizado. A ideia é perceber quando um novo pensamento negativo aparece e canalizar esforço para mudar a perspectiva de como encará-lo.

DEDIQUE-SE A ALGO NOVO

Cérebros de todas as idades reagem bem ao estímulo de aprender algo novo. Dedicar, no mínimo, 15 minutos de cada dia para aprender mais sobre um assunto pouco conhecido tira o cérebro da rotina, desafiando-o a assimilar novos padrões e mantendo a atividade cerebral sempre revitalizada e ativa. Além disso, a satisfação de sentir-se capaz de aprender coisas novas aflora emoções benéficas, como aumento da motivação e da confiança em si mesmo – emoções que ajudam a mente a se manter saudável.

RESERVE TEMPO PARA LAZER

Exigir que a mente se ocupe integralmente de assuntos relacionados ao trabalho e a obrigações pessoais é um caminho certeiro para o desenvolvimento de transtornos mentais e comportamentais. O cérebro também precisa de uma pausa para relaxar e recuperar as energias – é por isso que os momentos de lazer são tão importantes. Reserve pequenos espaços na sua rotina para encontrar amigos, ouvir música, assistir filmes, passar tempo com os filhos ou dar uma volta no parque. Priorize sua qualidade de vida e entenda essa atitude como forma de cuidado com a saúde.

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