Blog

4 livros para ler na terceira idade

A leitura é uma grande aliada da memória. Uma atividade fundamental para estimular o cérebro e manter a saúde mental, com grande importância principalmente para a terceira idade. Existem muitos livros para terceira idade que retratam essa fase da vida e são excelentes incentivos para começar a ler.
Por que ler faz bem?

A leitura é um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral. O hábito de ler reduz os riscos de qualquer tipo de demência, melhorando as sinapses que ocorrem entre os neurônios.

Com isso, ela melhora a memória imediata, a tardia e a de trabalho, prevenindo o desenvolvimento de doenças sérias como o Alzheimer.

A leitura também apresenta culturas e lugares diversos, aumentando nossa empatia e capacidade de compreender o próximo. Além disso, diminui o estresse, desenvolve a inteligência e aprimora nossa linguagem.

De que forma é possível adquirir o hábito de leitura?

É interessante iniciar com assuntos que despertem o interesse. Busque por fontes que sejam agradáveis de ler, por diversos assuntos e tipos de leitura — como notícias, romances, posts educativos etc.

Para adquirir o hábito é fundamental que se leia todos os dias. Dá para começar com pequenas leituras diárias e depois aumentar o volume dos textos. O importante é que se goste da leitura para que ela não se torne uma atividade extenuante.

4 livros interessantes para terceira idade

Resultado de um projeto inovador realizado por Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues desde 2002, o livro traz diversas histórias contadas por idosos de grupos comunitários da capital de São Paulo.

Livro escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, apresenta diversos ensinamentos para aproveitar bem essa fase da vida.

Romance de ficção escrito por Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Harvard, e já adaptado para o cinema, “Para Sempre Alice” aborda um tema delicado em uma comovente história de aceitação.

Obra-prima de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. Dividido em sete volumes, o livro traz muitas memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens — reconstituindo toda sua vida.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicite Orçamento